Por: João Paulo Almeida
Inaugurado no último sábado (20), o Hospital Metropolitano (HM) iniciou o atendimento a pacientes com Covid-19, com o número de 40 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 leitos clínicos da Unidade de Assistência Respiratória. Em comentário enviado ao Bahia Econômica o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e alimentação Silvio Pessoa afirmou que o número de leitos do hospital é uma piada e que o governo mantém o lockdown desempregando a população.
“Hospital Metropolitano de 280 leitos prometido com pompa pelo governo do estado , e que está pronto desde outubro , inaugurou hoje com somente com 40 leitos (trinta clínicos e 10 UTIs , é uma piada , se não fosse trágico …. enquanto isto lockdown na economia imprensa silente e população desempregada”, disse o presidente que pede a reabertura da economia de maneira escalonada para evitar aglomerações. (Veja aqui mais sobre o tema).
Os primeiros pacientes transferidos são de Salvador, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Vera Cruz, Candeias, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Ribeira do Pombal chegaram na tarde do sábado. As informações são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
Nesta fase inicial, o HM funcionará com. A abertura dos leitos será feita de forma gradual. No total, serão 280 leitos distribuídos entre 100 de UTI e 180 de enfermaria, todos exclusivos para atender pacientes contaminados pelo novo coronavírus. A unidade será um grande reforço para a assistência a pacientes com covid na Região Metropolitana de Salvador, mas poderá receber pacientes de toda a Bahia.
Foto: divulgação