sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

RUI ADMITE FALTA DE OXIGÊNIO FALA EM COLAPSO NA BAHIA

Redação - 17/03/2021 16:42 - Atualizado 17/03/2021
Foto: Paula Fróes/GOVBA

Rui Costa (PT), governador da Bahia, admitiu hoje (17) que o estado enfrenta dificuldades com fornecimento de oxigênio em municípios. Segundo o petista, a administração estadual está em contato com embaixadas de países europeus para tentar viabilizar a entrega do equipamento, mas apesar disto, garantiu que não haverá crise no sistema de saúde baiano por conta de oxigênio medicinal.

“Eu sou muito grato aos prefeitos. Eles estão ajudando muito. Só que a maioria dos hospitais municipais são de pequeno porte e, em muitos deles, nem fazem cirurgias. São mais pacientes clínicos internos ali para acompanhar. Portanto, eles têm cinco a dez cilindros de oxigênio. É um consumo muito baixo. Na hora que eles botam pacientes de Covid, o consumo explode”, disse.

Durante a inauguração de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 no Hospital Metropolitano, Rui afirmou ainda que está em contato com países como Itália, França, Alemanha e Espanha para conseguir a pronta-entrega do insumo. “Nós temos uma falta de cilindros no Brasil hoje. Não tem cilindro. Nós estamos tentando conseguir usina de oxigênio para abastecer estas situações mais remotas”, pontuou.

O chefe do Executivo Estadual garantiu que a situação da Bahia não chegará a mesma de Manaus. “Não haverá crise, porque nós temos capacidade. Até porque são pacientes clínicos e não de UTI. Então conseguimos puxar para leitos clínicos aqui”, acrescentou.

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.