O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, disse nesta terça-feira (2) que os hospitais de campanha de Itapuã, da Arena Fonte Nova e a tenda emergencial na UPA (Unidades de Pronto Atendimento) dos Barris poderão entrar em operação até o início da próxima semana. A previsão foi feita em entrevista à rádio Metrópole.
Segundo o secretário, a expectativa é que a abertura de novos leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19 possa evitar um colapso na rede pública da capital. Atualmente, 83% das UTIs administradas pelo município estão ocupadas. “A nossa previsão é que o ginásio de Itapuã possa abrir na segunda-feira, a tenda dos Barris, que vai ter dez leitos de UTI, na sexta-feira, e o hospital Salvador até o domingo, dobrando a sua capacidade, abrindo aí 40 leitos clínicos pra gente poder dar uma folga”, informou o secretário.
Prates afirmou que, mesmo diante da ampliação de leitos, a demanda de doentes à espera de vagas nos hospitais públicos não cessa. “Ontem [segunda-feira], começamos a semana com 90 pessoas UPAs solicitando regulação. Hoje acordamos hoje com 96 pessoas.”. “Nós estamos numa situação, no sistema de saúde, muito pior do que na primeira onda. Aliás, não tem nem comparação. Na primeira onda nós nunca tivemos risco de colapso. Hoje nós temos um risco grande de colapso, especialmente nas UPAs”, acrescentou o secretário.
Foto: Matheus Morais/ bahia.ba