O Big Brother Brasil passou a fazer parte da programação do ‘Mais Você’ desde o início do reality show no fim de janeiro, o que consiste em Ana Maria Braga como “comentarista não-oficial” do programa, porém uma fala da apresentadora na edição desta segunda-feira (1) da atração matinal acabou gerando desconforto em alguns telespectadores.
A veterana quis criticar Lumena Aleluia por pegar no pé de Carla Diaz, e acabou falando sobre racismo reverso. Na ocasião, foi exibido um vídeo no qual a baiana fala sobre a branquitude.
Ana Maria questionou se ela tinha culpa de ser branca e ter privilégios por causa disso. “Não entendi esse negócio de branquitude. A gente tem culpa disso? Está acontecendo aí um reverso. Você tem que votar em alguém, não importa a cor. É um jogo, é feio isso”, questionou ela.
O discurso da apresentadora foi endossado pelo repórter Ivo Madoglio, que disse que não pode existir uma rivalidade entre brancos e negros dentro da casa. Na sequência, Ana completou:
“Tem coisa melhor que a mistura, que dá o mulato, que dá o jambo maravilhoso, que é a maioria do brasileiro. Fazer um preconceito reverso nessa é uma bobagem, é uma pena perder esse tempo”, usando um termo considerado racista, o mulato, que se refere ao animal mula, nascido da junção de duas espécie.
Na web, a veterana foi duramente criticada por sua declaração. Internautas também alertaram para um possível desserviço que a participação de Lumena no programa trouxe para a comunidade negra, dando abertura para brancos falarem sobre uma pauta “inexistente”.
Vale lembrar que a baiana é alvo de 17 denúncias no Ministério Público, todas relacionadas a sua participação no programa. O deputado estadual Anderson Moraes (PSL-RJ) apresentou uma notícia-crime contra a sister para apurar a prática de “racismo reverso”, e o vereador Thammy Miranda afirmou nas redes sociais que também analisa um processo contra a DJ.
foto: Instagram