domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

COVID-19: PREFEITURA E ESTADO PREPARAM NOVAS MEDIDAS PARA CONTER ALTA DA INFECÇÃO

Redação - 24/02/2021 09:19

Os últimos tem sido de muito trabalho para os profissionais da saúde em toda Bahia. Com número de infectados em alta estado vive seu pior momento na Pandemia. Aliados no combate ao vírus, prefeitura e governo do estado estão preparando novas medidas para conter o vírus no estado e em Salvador.

Prefeitura: Após o STF permitir estados e municípios a comprarem vacinas contra o novo coronavírus sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou que já iniciou as articulações para a compra de imunizantes. Em publicação no Twitter nesta terça-feira (23), ele disse que a decisão “é importante para acelerar” a imunização da população.

“A partir da autorização do STF para a compra das vacinas por Estados e Municípios, já estou articulando para viabilizar a compra direta dos imunizantes. Isso é importante para acelerar a distribuição ao público prioritário e viabilizar a inclusão dos profissionais da educação”, pontuou.

Nesta terça, o STF formou maioria para aprovar a aquisição de vacinas contra a Covid-19 por estados e municípios sem a interferência da Anvisa. Além do relator da medida, o ministro Ricardo Lewandowski, também foram a favor os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.

Governo: O Hospital de Campanha da Fonte Nova vai reabrir com 50 leitos de UTI e 30 de enfermaria. As instalações permitem até 100 leitos de terapia intensiva, como informou o governador Rui Costa durante o Papo Correria. Ainda não há data para a reabertura da arena pois está sendo licitada o responsável por operar o espaço. Como parte dos equipamentos ficou no estádio, a remontagem será feita em poucos dias. O governador explicou que vem recebendo oferta de locais para ampliar os leitos Covid-19. Porém, o maior gargalo não é área, mas pessoal. “Essa é uma formação muito específica. Nós não temos médicos para abrir número mais expressívos de leitos”, acrescentou Rui.

O programa contou com a presença da subsecretária, Tereza Paim. Rui informou que o titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, já saiu da UTI e voltou para o quarto. O gestor está internado no Hospital Aliança desde sexta-feira (19), após uma piora no quadro de Covid-19. No Papo Correria, Rui fez uma alerta sobre a necessidade de segunda dose de vacina prevista pelos fabricantes dos imunizantes. “Estamos recebendo muito infectado que recebeu a primeira dose”, observou. Tereza Paim acrescentou que a Bahia deve receber novas doses nesta quarta-feira (24), mas o Ministério da Saúde ainda não avisou a hora da chegada e a quantidade.

Rui Costa informou que o gargalo para abrir mais leitos não é espaço e aparelhagem, mas equipes médicas. “Essa é uma formação muito específica. Nós não temos médicos para abrir número mais expressívos de leitos”, acrescentou Rui. O governador explicou que alguns profissionais atuam em mais de uma unidade e com quase um ano de pandemia se aproximam de uma exaustão.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.