O ano de 2021 está diferente para o folião. Não bastou a pandemia ter tirado o trio elétrico e o povo na rua: esse vai ser o primeiro Carnaval sem Moraes Moreira, o homem que era o próprio Carnaval em cada esquina. A presença física do músico baiano não poderá ser sentida, mas sua obra, legado e referência ‘vão navegar no mar azul’ da internet, na live-show comandada pelo seu filho Davi Moraes, hoje, a partir das 19h, no canal do YouTube da cervejaria Bohemia, que patrocina o evento batizado como Moraes Carnaval Moreira.
O show promete ser uma verdadeira homenagem ao artista, morto em 13 de abril de 2020, vítima de um infarto. “A gente quer matar a saudade cantando. Vamos cantar a obra linda que ele deixou”, garante Davi, um dos três filhos de Moreira.
O show vai durar duas horas e será transmitido do estúdio da produtora Macaco Gordo. A live terá a participação de Paulinho Boca (parceiro de Moraes nos Novos Baianos), Gerônimo, Luedji Luna e da banda Gilsons. “Eu herdei essa amizade com Gerônimo e Paulinho. A Luedji vou conhecer agora, cantando, o que é uma maravilha. E os Gilsons eu conheço desde meninos. É legal ver que o legado dele continua indo para a nova geração de músicos”, conta Davi.
Repertório afetivo
“No repertório não coube tudo que queríamos botar. Mas o resultado está bom. Vamos passear entre o afoxé, samba, frevo, afrosamba… É um hit atrás do outro, músicas que o Brasil cantou e que fazem parte da trilha sonora desse povão”, garante Davi. Ele aponta três que não podem faltar: Chão da Praça, Eu Sou o Carnaval e Pombo Correio.
Essa última, segundo o filho, marca o momento que Moraes passou a colocar letra nas melodias de Osmar Macêdo, tornando-se o primeiro cantor de trio elétrico no Carnaval.
“As músicas começaram a estourar e ele mesmo dizia que começou voando nas asas de um pombo correio. Esse voo foi longe”, diz orgulhoso.
foto: Divulgação