domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

BRASIL REDUZ EXAMES PARA SEQUENCIAR VÍRUS MESMO APÓS VARIANTE

Redação - 10/02/2021 18:10

O Brasil reduziu o número de exames de sequenciamento genético do coronavírus. O procedimento tem o objetivo de verificar as linhagens circulantes em cada região e identificar o surgimento de novas variantes. A redução ocorre em meio à alta de casos de covid-19 no país e ao avanço de novas variantes do coronavírus no mundo, incluindo uma cepa com origem no Amazonas.

Entre março e maio de 2020, início da pandemia, foram realizados 1.823 sequenciamentos no país. Já entre novembro e janeiro, foram 585 genomas sequenciados, conforme dados da Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a partir das amostras depositadas no site Gisaid, banco online de sequenciamentos com dados do mundo inteiro.

O depósito das análises no sistema Gisaid pode demorar algumas semanas e esse atraso pode ter algum impacto na redução, mas, segundo pesquisadores, apenas isso não explicaria a queda expressiva de 68% no número de genomas sequenciados entre os dois períodos. De acordo com cientistas, o número mais alto de análises feitas no início da pandemia tem relação com esforços de grupos de pesquisa que, em muitos casos, remanejaram recursos já existentes para outros estudos na investigação do coronavírus

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.