Em Pau Brasil, no Sul da Bahia, quem tem dado mais trabalho são os idosos. Dentre os 41 que têm mais de 90 anos na cidade, 18 (quase metade) não quiserem ganhar a agulhada, mesmo a vacinação, nesse grupo prioritário, estar sendo feita a domicílio. “Tem idosos que a gente tenta ao máximo convencer, mas alguns são rebeldes mesmo, de até ser agressivo com a equipe de saúde. Já outros até querem tomar, mas os filhos não deixam eles tomarem, por medo, pela idade e pelo que passa na televisão. A gente faz a mobilização, vai às ruas de porta em porta, mas, se um abre a boca para dizer que não vai tomar, parece barril de pólvora, todo mundo recusa”, narra a coordenadora de vigilância epidemiológica de Pau Brasil, Kellen Rodrigues. Dentre os trabalhadores de saúde, 13 ainda não tomaram – 7 por não quiserem e 6 porque tiveram covid-19 e precisam esperar o vírus ficar inativo.
Outro problema que tem feito o índice de aplicação das vacinas estarem baixos – 52,4% (976 doses aplicadas das 1.893 recebidas) – é que a Sesab, por erro, enviou 576 doses a mais para os indígenas, que seriam da segunda dose. “O estado mandou para a gente 1.731 doses, sendo que a reserva tem 1.155 indígenas. Eles já mandaram 576 da segunda dose para os índios. Eles erraram e agora estão cobrando uma vacinação que eu não posso fazer, porque não posso antecipar os 28 dias”, pondera Kellen.
Até agora, 841 indígenas foram vacinados, ou seja, 72% do total da reserva. Houve recusa de 61 deles, segundo a coordenadora. Por conta disso, a orientação que Sesab deu à ela foi a de usar 280 das 576 doses para vacinar os idosos acima de 80 anos. Todos os trabalhadores de saúde da linha de frente no combate à covid-19 foram imunizados. Tiveram uns que fizeram até exigência de que só iriam a da Oxford/AstraZeneca. Para contornar a situação, a secretaria de saúde permitiu. “A gente está usando de todas as estratégias para que as pessoas não se recusem a se vacinar. Os agentes de um posto de saúde escolheram até o laboratório que queria”, adiciona Rodrigues.
Foto: divulgação