O Ministério da Saúde quer repassar para hospitais filantrópicos, Santas Casas, e, até para o Haiti, milhões de testes para Covid-19 que vão vencer a partir de abril deste ano.
Dos cerca de 5 milhões de testes perto da data de validade guardados em um armazém federal, o goveno tenta doar 1 milhão para o Haiti. Uma equipe do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, está na capital do país, Porto Príncipe, para negociar a entrega e avaliar se o Haiti tem condições de receber o material.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o Itamaraty e o Ministério da Saúde afirmam que o governo haitiano pediu a doação dos testes. Não está claro, no entanto, se a quantidade ofertada foi proposta pelo Brasil ou pelo país caribenho.
Hospitais filantrópicos brasileiros também receberam a oferta da equipe de Pazuello para receber parte dos testes PCR, mas a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) alertou que há o risco de os estoques terminarem no lixo.
“Os testes são necessários e bem-vindos, mas infelizmente nem todos os hospitais possuem equipamentos compatíveis para atender as especificações técnicas de análise do material coletado e leitura dos resultados do teste PCR.”, afirma a CMB, em nota, ao dizer que muitos hospitais devem rejeitar a proposta.
Foto: Poder 360