sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

GAROTOS DA BASE SURGEM PARA TIRAR BAHIA E VITÓRIA DO Z-4

Redação - 22/01/2021 09:00 - Atualizado 22/01/2021

Nos últimos dias, os torcedores de Bahia e Vitória têm compartilhado muitos sentimentos. Primeiro, o de angústia ao ver as equipes nas zonas de rebaixamento de suas respectivas divisões. Depois, o alívio por vencer e deixar o Z-4 para trás. Tricolores e rubro-negros também dividem uma fase de devoção às divisões de base, que na última quarta-feira foram responsáveis pelo desafogo dos dois times. Os gols que garantiram os triunfos da dupla Ba-Vi foram marcados por Thiago e Léo Ceará, jogadores formados por Bahia e Vitória. Aos 20 anos, o atacante do Esquadrão colocou a primeira bola na rede como profissional no a 1 a 0 contra o Athletico-PR. Já o camisa 9 do Leão precisou fazer o barbante balançar duas vezes para que o time superasse o Guarani por 2 a 1.

É no mínimo inesperado que sejam jogadores das divisões de base os responsáveis por salvar as temporadas dos principais times baianos. Isso porque, na prática, não houve planejamento e prioridade para esses jogadores nem em três nem em duas cores. Na Cidade Tricolor, a aposta foi em jogadores mais experientes. Nomes de peso como Clayson, Rodriguinho, Anderson Martins e Elias, que nem está mais no clube, foram as escolhas da diretoria para guiar o Esquadrão na temporada. Só agora, com a corda no pescoço, a base ganhou visibilidade. Entre os jovens jogadores que ganharam oportunidades, como Matheus Bahia, Gabriel Novais e Thiago, esse último foi a principal aposta de Dado Cavalcanti. O autor do gol contra o Furacão foi titular pelo terceiro jogo seguido no Brasileirão e, para a estreia, chegou a ser retirado do time sub-20 em meio à final da Copa do Brasil.

Na Toca do Leão o cenário não é muito diferente. Por lá, ainda no começo da temporada, até houve um discurso de uso da base. Mas não foi o que aconteceu durante o ano. No desenrolar da temporada, jogadores criados pelo rubro-negro, como Eron, Ruan Levine e Wellisson, foram emprestados para que atletas trazidos de outros clubes fossem aproveitados no elenco. Atualmente impedido de contratar jogadores por causa de dívidas com outros clubes, o Vitória trouxe 23 reforços ao longo da temporada. Muitos já deixaram o Leão, um deles (Anmerson Soares) sequer estreou e a maioria não agradou. Enquanto isso, os principais destaques do time até aqui, Ronaldo e Léo Ceará, têm como ponto em comum serem crias do rubro-negro.

O atacante, decisivo mais uma vez na última rodada, já chegou à soma de 20 gols na temporada. Desses, 16 foram na Série B e o colocam como vice-artilheiro da competição.

Dupla alegria

Além de tirar Bahia e Vitória da zona de rebaixamento, os gols de Thiago e Léo Ceará proporcionaram um raro dia de alegria para todas as cores da dupla Ba-Vi. Na atual temporada, os dois times ainda não tinham conseguido vencer seus compromissos em um mesmo dia. A última vez que toda cidade de Salvador foi dormir feliz com triunfos de seus times em uma competição nacional aconteceu no já distante ano de 2017. Ainda com tricolores e rubro-negros na Série A, o Esquadrão venceu o Grêmio por 1 a 0 e o Leão fez 3 a 1 no Atlético-MG. Os jogos, no dia 24 de setembro, foram válidos pela 25ª rodada.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.