Os inscritos que precisarem comprovar sua presença no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 deverão emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O participante interessado deverá apresentar, antes de ingressar na sala, a declaração impressa ao aplicador para confirmação de presença no exame e posteriormente guardá-la no envelope porta-objetos.
As provas do segundo dia do Enem 2020 serão aplicadas neste domingo, 24 de janeiro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não disponibilizará a Declaração de Comparecimento após a aplicação de cada dia de provas.
Horário – Os portões dos locais de aplicação serão abertos mais cedo, às 11h30 (horário de Brasília). Assim, o participante terá até uma hora e 30 minutos para acessar o local de prova. Essa é uma das medidas de segurança adotadas pelo Inep em decorrência da pandemia de COVID-19.
Cartão de Confirmação de Inscrição – Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação. O documento contém número de inscrição, data, hora e local do exame e registra que o inscrito deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. O documento está disponível na Página do Participante.
O vazamento poderia enquadrar os responsáveis pelos dados – e o seu vazamento – na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde setembro de 2020. Mas, por enquanto, multas não poderiam ser aplicadas. As empresas que não respeitarem a LGPD podem ser multadas em até R$ 50 milhões, o que passa a acontecer a partir de agosto de 2021.
Foto: Agência Brasil