segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.1013 Dólar 5.8319

REDUÇÃO DE TARIFA SOBRE IMPORTAÇÃO DE BRINQUEDOS SERÁ PROGRESSIVA

Redação - 06/01/2021 14:10 - Atualizado 06/01/2021

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) adiou para 1º de dezembro de 2021 a resolução que reduz de 35% para 20% a tarifa de importação sobre brinquedos. Anunciada no início de novembro, a medida entraria em vigência em 1º de dezembro de 2020. Apesar da mudança de datas, a medida trará benefícios como a redução de contrabando e pirataria de brinquedos, segundo o Ministério da Economia.

Com a revogação da redução, a tarifa de importação sobre brinquedos irá cair progressivamente. A partir de dezembro deste ano será de 30%, já em junho passará a 25%, até chegar a marca de 20% em dezembro de 2021. As mudanças valem para itens como bonecos, quebra-cabeças, patinetes, triciclos, trens elétricos, entre outros produtos.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que os efeitos da medida deve reduzir entre 5,1% e 5,7% os preços dos brinquedos e aumentar a comercialização dos itens entre 6,9% e 7,7%. “Apesar de entrar em vigência apenas no final do próximo ano, essa redução irá eliminar a elevação tarifária excepcional que incide sobre as importações desses itens desde 2011, estimulando as vendas” comenta o presidente-executivo da Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei).

De acordo com a Camex, somos a terceira maior tarifa sobre importação de brinquedos do mundo, ficando atrás apenas do Afeganistão e Zimbábue. “Com a nova medida,  a tarifa brasileira será igualada à Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, o que favorecerá a comercialização dos produtos e, consequentemente, o crescimento do segmento”, sinaliza o presidente-executivo da Abimei.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.