A greve de caminhoneiros continua paralisando as atividades na Bahia e na capital. Várias instituições de ensino, inclusive a UFBA, suspenderam as atividades a partir de amanhã e órgãos em Salvador e na região metropolitana anunciaram a suspensão de expedientes nesta segunda-feira (28). A falta de combustível continua em vários postos de Salvador, embora alguns deles já tenham sido reabastecidos e grandes filas se formam para quem está disposto a abastecer seus veículos. Alguns postos, como o posto Mataripe no Ogunjá e o posto Namorado, na Pituba e outros estão com grandes filas, mas abastecendo.
O governo do Estado afirmou que as escolas da rede estadual terão as aulas mantidas, conforme declaração do governador Rui Costa. A Prefeitura de Salvador informou que as escolas e órgãos públicos da administração municipal irão funcionar normalmente nessa segunda-feira e que a expectativa é que 80% da frota de ônibus esteja em operação. Mas varias colégios e universidades privadas já suspenderam as aulas.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou a suspensão, por tempo indeterminado, do expediente e dos prazos processuais, a partir da próxima segunda-feira (28). Segundo portaria que será publicada no Diário da Justiça Eletrônico, a medida atinge todos os postos e cartórios eleitorais do estado, com exceção do município de Jeremoabo, onde será realizada nova eleição no domingo da próxima semana (3) – na cidade, os serviços serão mantidos em regime de plantão.
A suspensão ocorre por causa da greve dos caminhoneiros, que acontece desde a última segunda (21) em vários estados brasileiros. O presidente da Corte Eleitoral, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, lamentou os prejuízos causados pela medida e afirmou esperar que a situação seja normalizada rapidamente. “Espero que a população compreenda a necessidade dessa interrupção, que ocorre com o intuito de tão somente preservar a integridade dos nossos magistrados, servidores, colaboradores, eleitores e demais usuários da Justiça Eleitoral”, justificou.