Em outubro, as vendas do varejo na Bahia seguiram em alta (3,5%) frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Foi o sexto avanço consecutivo nessa comparação, mostrando aceleração do crescimento em relação à passagem de agosto para setembro (1,0%) e o melhor resultado para um mês de outubro, no estado, em 16 anos, desde 2004 (4,8%). Foi também o melhor resultado do varejo no país, bem superior ao nacional (0,9%) e liderando os desempenhos positivos verificados em 22 dos 27 estados. No outro extremos, as quedas mais intensas ocorreram em Tocantins (-5,4%), Roraima (-2,2%) e Pará (-0,7%).
O novo resultado positivo mantém o comércio varejista da Bahia num patamar significativamente acima do verificado antes do início da pandemia da Covid-19. No acumulado entre março e outubro, as vendas já crescem 9,9% no estado. Na comparação com outubro de 2019, as vendas na Bahia também mostraram forte crescimento (11,3%). Foi o terceiro avanço consecutivo nesse confronto e o melhor resultado para um mês de outubro desde 2012, quando as vendas haviam crescido 11,4%. O avanço baiano (11,3%) ficou acima do resultado nacional (8,3%). Na comparação com outubro de 2019, quase todos os estados tiveram aumento nas vendas, exceto Tocantins (-5,7%). Os destaques positivos ficaram com para Piauí (23,0%), Acre (18,2%) e Maranhão (17,8%).
Os resultados do varejo baiano em outubro ainda não foram suficientes, porém, para que o setor tenha desempenho positivo no acumulado no ano de 2020. Frente ao mesmo período do ano passado, as vendas ainda caem (-4,4%) nessa comparação, mostrando o 4o pior resultado entre os estados. Nos 12 meses encerrados em outubro, frente aos 12 meses anteriores, o varejo da Bahia também ainda mostra recuo (-2,4%). Ambos os desempenhos seguem piores que os verificados no Brasil como um todo (0,9% e 1,3%, respectivamente). O prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis, testou positivo para Covid-19 e se encontra em isolamento domiciliar, sem apresentar quadro sintomático. Desde o início da pandemia, o também vice-prefeito vem realizando rotineiramente testes. O realizado ontem acusou a presença do vírus. Bruno Reis está bem e cumpre todos os protocolos sob orientação médica.
Foto: divulgação