quinta, 14 de novembro de 2024
Euro 6.1387 Dólar 5.8173

RUI E NETO BUSCAM VOTOS PARA SEUS ALIADOS HOJE EM FEIRA E CONQUISTA

Redação - 28/11/2020 08:00 - Atualizado 28/11/2020

O clima da corrida eleitoral em Feira de Santana segue com troca de acusações entre os candidatos Colbert Martins (MDB) e Zé Neto (PT) e os seus aliados. Ambos contam com cabos eleitorais de luxo, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que desde o início do 2º turno marcam presença e circulam pela cidade em busca de mostrar força e atrair votos para os candidatos.

Neto participou, nesta sexta-feira, 27, de uma carreata ao lado do prefeito Colbert Martins, que tenta a reeleição, e comentou a  campanha de segundo turno em Feira e em Vitória da Conquista. “Eleição é isso aí. Sempre disse que as duas disputas seriam duras. Eleição só se define após o resultado”, afirmou Neto.

O clima da campanha na cidade está cada vez mais quente. Circulou nesta semana uma fake news em Feira de Santana afirmando que, caso eleito, Zé Neto iria fechar os templos religiosos do município como forma de combater a Covid-19. A notícia falsa gerou grande repercussão no município e, para negar a informação, Rui Costa e Zé Neto foram se encontrar com o arcebispo católico de Feira, Dom Zanoni Demettino.

“Zé Neto é católico e tanto ele como Roque (candidato a vice), são homens de família, cristãos e sempre defenderam a liberdade religiosa. Que os feirenses votem pensando em suas famílias, na fé em Deus e na mudança que esperam acontecer na cidade”, reforçou o governador, após o encontro com o representante da Igreja Católica.

O cientista político e professor da Unilab, Cláudio André, aponta o clima de forte polarização como o fator decisivo para o acirramento dos ânimos entre os candidatos, como de apoiadores. “Eu vejo que esse cenário,  que envolve aí meios lícitos e ilícitos, diz respeito a um cenário muito polarizado e ao mesmo tempo muito em aberto, muito indefinido. Porque o que se fala em relação às pesquisas internas feitas no município é que há uma polarização ali, em que os dois se colocam na disputa voto a voto. Isso gera nos apoiadores, e na sociedade em geral, esse sentimento de vale-tudo”, diz.

Para ele, a presença de Neto e Rui  tem a perspectiva de disputar cidades importantes em população, orçamento, PIB per capita e, obviamente,  de um cálculo político do porvir, das eleições 2022”. Colbert e Zé Neto participaram de uma debate promovido pela TV Subaé, afiliada da Rede Globo, na noite de ontem.

Conquista : Com a proximidade do fim do 2 º turno, subiu a temperatura da campanha em Vitória da Conquista, onde o prefeito Herzem Gusmão (MDB) e o deputado estadual Zé Raimundo (PT) disputam a preferência do eleitorado. Na última quarta-feira, 25, no horário eleitoral, o tom do prefeito mudou em relação aos programas anteriores, com praticamente toda a peça dedicada a criticar o adversário. O emedebista tem batido na tecla, durante a campanha, de que “fez mais em quatro anos do que o PT em 20”.

Zé Raimundo, por sua vez, publicou recentemente o depoimento de uma servidora municipal que acusa o prefeito de perseguição política. Aliny Souza diz que teve o contracheque zerado no final de agosto. “Uma gestão que corta salário de professora grávida merece seu voto?”, questiona o vídeo da campanha do petista. Os ataques mais nocivos às campanhas, entretanto, circulam em grupos de WhatsApp. Nenhum dos grupos, até então, responsabilizou diretamente o adversário pela elaboração e disseminação dos materiais, que incluem desde supostos ataques contra igrejas a acusações de atentado contra servidores.

Conforme pesquisa A TARDE /Potencial, publicada no último domigo, 22, o petista tem 40% das intenções de voto, enquanto que o emedebista aparece com 37%. A disputa entre segmentos etários também está bastante acirrada. Zé Raimundo tem a preferência de eleitores do gênero feminino, com 45% contra 35% de Gusmão. Por outro lado, o emedebista lidera entre o segmento masculino, com a preferência de 40%, contra 38% do petista. O levantamento também indicou o nível de confiança dos eleitores nas duas candidaturas. Para 97% dos eleitores de Zé Raimundo, não há possibilidade de mudança de voto; e 95% dos eleitores de Herzem Gusmão, também afirmaram que não mudarão o voto em hipótese alguma.

Na reta final da campanha, Zé Raimundo e Herzem também contam com a presença na cidade do governador Rui Costa (PT) e do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), seus respectivos apoiadores. Rui participou de duas carreatas com o correligionário nesta semana e repetirá a dose hoje, segundo a campanha do petista. Na última quarta-feira, 25, o senador Jaques Wagner (PT) foi o companheiro de carreata de Zé Raimundo. Hoje também Neto estará ao lado de Herzem em carreata, acompanhado ainda pelo prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e outras lideranças do estado, de acordo com a assessoria do emedebista.

Além da presença física ao lado dos aliados para tentar trazer votos, Rui e Neto são mencionados pelas campanhas como parceiros em ações futuras ou inspirações. Herzem, por exemplo, promete criar o Hub Conquista, que incentiva o empreendedorismo, principalmente, da juventude. “Um projeto criado por ACM Neto em Salvador”, afirma o prefeito. Zé Raimundo, por sua vez, destaca as parcerias que pretende implantar com o governo do estado, com proposta de “correria dobrada”.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.