quinta, 19 de setembro de 2024
Euro 6.1042 Dólar 5.4965

CONSELHO DE DEFESA ECONÔMICA AUTORIZA VENDA DA LIQUIGÁS

Redação - 19/11/2020 16:30 - Atualizado 19/11/2020

Foi autorizada na quarta-feira (18), pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a venda da Liquigás, subsidiária da Petrobras e líder no mercado nacional de distribuição de gás de cozinha. O negócio abrange três operações distintas envolvendo as empresas Copagaz, Itaúsa, Nacional Gás Butano (NGB) e Fogás. O aval foi condicionado à assinatura de um acordo em controle de concentrações (ACC).

Relator do caso, o conselheiro Mauricio Oscar Bandeira Maia aponta que a operação foi notificada ao Cade no modelo fix-it-first. “Ou seja, uma operação que, antecipando a análise concorrencial do órgão regulador, já apresenta remédio embutido com o objetivo de sanar eventuais problemas concorrenciais identificados”, esclareceu.

Nesse sentido, as empresas informaram ao Cade que a Copagaz passará a ser a nova controladora da Liquigás, junto com a Itaúsa – que deterá de 45% a 49,99% do capital social e votante da Copagaz. Já a participação da NGB e da Fogás no negócio, segundo as requerentes, tem como objetivo solucionar possíveis preocupações concorrenciais observadas em alguns estados brasileiros, conforme critérios estabelecidos pelo Cade no julgamento da venda da Liquigás para a Ultragaz, vetada pelo órgão antitruste em 2018.

 

 

 

 

Foto: Reuters/Caetano Barreira

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.