A economia brasileira voltou a crescer no terceiro trimestre deste ano e, com isso, saiu da chamada “recessão técnica”. Segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (13), a economia registrou um crescimento de 9,47% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores.
Somente em setembro deste ano, o indicador – considerado com uma “prévia” do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) – mostrou crescimento de 1,29% na comparação com agosto. O número foi calculado após ajuste sazonal. Esse foi o quinto mês seguido de crescimento do indicador, na comparação com o mês anterior.
Contudo, no acumulado dos nove primeiros meses deste ano, o índice de atividade econômica registra queda de 4,93% – sem ajuste sazonal. Em 12 meses até setembro de 2020, houve queda de 3,32% – também sem ajuste sazonal.
Conforme o G1, o resultado oficial do PIB no terceiro trimestre deste ano só será divulgado em 3 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foto: Daniel Isaia/Agência Brasil