O candidato democrata Joe Biden disse na tarde desta quarta (4) que espera ser o vencedor quando a contagem de votos acabar, embora ainda não tenha declarado vitória, e pediu ao país que tenha calma.
“Não vou declarar que ganhei, mas acredito que vencerei quando a apuração acabar”, afirmou Biden. Ele disse estar otimista quanto às chances de vencer em Michigan e na Pensilvânia. “Lideramos no voto popular, e tudo indica que essa liderança vai crescer ainda mais”.
“Competi como democrata, mas vou governar como um presidente americano. É hora de deixar a campanha para trás, ouvir uns aos outros. Isso não será fácil. Não sou ingênuo. Sei como são profundas as discordâncias. Mas para termos progresso, temos de parar de tratar oponentes como inimigos. O que nos une como americanos é mais forte do que o que nos separa”, afirmou.
BIDEN CONQUISTA MICHIGAN E CHEGA A 253 DELEGADOS
Candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, conquistou a vitória no estado de Michigan e chega a 253 delegados – restando apenas 17 para alcançar os 270 necessários para vencer a eleição.
Com o resultado em Michigan, Biden conseguiu mais 16 voto no colégio eleitoral. Caso as vantagens do democrata em Nevada e Arizona se mantiverem, tudo indica que a derrota de Donald Trump pode ser anunciada ainda nesta quarta-feira (4).
Ainda há uma expectativa para a contagem dos votos por correspondência, que neste ano foi maior do que em todas as outras eleições. Mas, de acordo com analistas, a possibilidade maior é a de que estes votos sejam em maior parte para Joe Biden, principalmente pela campanha de respeito ao distanciamento social.