sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

CORONAVAC: CRONOGRAMA ESTÁ MANTIDO MESMO COM ATRASO DA ANVISA

Redação - 23/10/2020 16:50

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta sexta-feira (23) que o cronograma estipulado pelo governo de São Paulo para a produção da vacina CoronaVac no país está mantido mesmo com o atraso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em liberar a importação de matéria-prima da China.

O Butantan, que tem parceria com o laboratório chinês Sinovac para a produção da CoronaVac, afirmou na quinta-feira (22) que aguardava há mais de um mês a liberação da Anvisa para importar insumos, e que isso poderia “impactar” o começo da vacinação em profissionais da saúde até o fim do ano, caso a eficácia seja comprovada na última fase de testes. Em nota, a Anvisa afirmou na quinta que deve apresentar decisão “em no máximo 5 dias úteis”.

“O procedimento habitual da Anvisa diante de um pedido de excepcionalidade é a liberação em 10 dias. Nós entramos com a documentação há um mês”, disse Dimas Covas nesta sexta. “O cronograma original era começar a produção [envase] na segunda quinzena de outubro. Portanto, vamos ter, dependendo dessa decisão, algum atraso de 10 a 15 dias. E vamos recuperar esse atraso, vamos colocar a nossa linha de produção recebendo a matéria-prima para recuperar o cronograma. É o que nós pretendemos desde que haja essa liberação.”

Nesta sexta-feira, a Anvisa enviou novo posicionamento afirmando que “não há nenhum tipo de retardo/atraso/morosidade” por parte do órgão. Disse ainda que desmembrou a análise dos pedidos feitos pelo Butantan para acelerar o processo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.