De 2019 para 2020, a Bahia recuou da 15ª para a 16ª colocação no ranking nacional de inovação. De acordo com a 2ª pesquisa da Federação de Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a Bahia ocupa o 5º lugar em relação ao Nordeste: Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte ocupam, respectivamente, os primeiros lugares.
O Amazonas – da região Norte, que teve a pior classificação entre as cinco do país – ultrapassou a Bahia e encontra-se em 8º lugar na avaliação nacional. São Paulo, Santa Catarina e Paraná são os estados mais inovadores. O Nordeste é a 4ª colocada entre as regiões no quesito.
Conforme informações do Correio, o Índice de Inovação dos estados tem como objetivo identificar as principais categorias relacionadas ao tema, para que cada unidade federativa, ao conhecer a realidade em que está inserida, possa desenvolver políticas públicas direcionadas. Para isso, o índice elaborado pela Fiec é composto por dois outros indicadores, o de Capacidades e o de Resultados. A Bahia recuou três casas no primeiro, saindo da 15ª para 18ª posição, e permaneceu no 11º lugar no segundo.
Foto: Reprodução/ matogrossomais.com.br