O presidente americano Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (2), através do Twitter que ele e a primeira-dama Melania testaram positivo para Covid-19, em exames realizados após Hope Hicks, uma de suas assessoras mais próximas, ter contraído a doença.
Mais cedo, ele disse na mesma rede que, enquanto aguardava os resultados, o casal estava entrando em quarentena. O anúncio traz ainda mais tensão à campanha para as eleições do dia 3 de novembro.
No Twitter, Trump disse: “Esta noite, a Primeira-Dama dos Estados Unidos e eu testamos positivo para Covid-19. Vamos começar nossa quarentena e o processo de recuperação imediatamente. Vamos superar isso juntos!”
Sean Conley, médico da Casa Branca, informou em nota que o casal “está bem no momento e pretende permanecer na Casa Branca durante a convalescença”. “Espero que o presidente continue cumprindo suas funções sem interrupção enquanto se recupera”, completou. Entretanto, todos os compromissos políticos de Trump foram cancelados.
Trump, de 74 anos, é considerado duplamente em grupos de risco, tanto pela idade quanto pelo excesso de peso. Durante o mandato sua saúde tem se mantido boa, mas ele é conhecido por não se exercitar nem seguir uma dieta saudável.
No início da pandemia ele menosprezou publicamente o risco da doença, embora entrevista na época ao jornalista Bob Woodward, reconhecesse a gravidade do coronavírus. Mais de 200 mil pessoas morreram de Covid-19 nos Estados Unidos, em especial idosos ou pessoas com condições pré-existentes. (Globo.com)
Foto: Getty imagens