Alguns shoppings da capital baiana tiveram totens digitais com o desfibrilador externo automático (DEA) instalados. O projeto, realizado pelo Movimento Brasil de Coração, instalou os equipamentos no Salvador Shopping, Shopping Barra, Shopping Cajazeiras, Shopping Itaigara, Shopping Piedade, Shopping Salvador Norte e Shopping da Bahia.
O Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha) também recebeu o equipamento, que já funciona na Estação da Lapa desde o dia 10 de setembro.
Idealizador do Brasil de Coração, João Paulo Galvão destaca que a parceria com os principais shoppings é uma importante iniciativa na luta por reduzir as causas de mortes decorrentes de paradas cardiorrespiratórias (PCR), que podem acometer qualquer pessoa e em qualquer local, independentemente da idade.
“Por conta da tecnologia desenvolvida, os totens digitais com DEA acoplado são de fácil manuseio, inclusive por pessoas não treinadas, o que pode ajudar reduzir esses números de mortes. Isso porque os equipamentos orientam sobre a forma correta de sua utilização, no caso de uma pessoa está passando mal por conta de uma doença cardíaca, uma vez que o equipamento faz a leitura dos batimentos cardíacos e só libera as correntes elétricas, se for necessário”, esclarece Galvão, acrescentando que o atendimento rápido, neste tipo de situação, é crucial.