Mesmo com a redução de casos e mortes por Covid-19 em todos os estados do Nordeste, o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus afirma que o risco de efeito bumerangue ainda não está descartado na região. O Comitê constatou nesta sexta-feira (18) que a pandemia atingiu o pico em todos os estados do Nordeste. No entanto, o grupo afirma que há o perigo de governantes e, principalmente, da população considerarem que o risco epidêmico está sob controle e que já podem retornar às atividades como aulas, comércio e eventos, que possam resultar em aglomerações.
“A redução do número de contaminados e, principalmente, de óbitos provavelmente seja consequência do que a classe médica e hospitais tenham aprendido com o avanço da pandemia em termos de medidas preventivas, tratamentos hospitalares e disponibilidade de leitos em UTIs”, avaliam os membros do Comitê.
Os cientistas alertam para o risco do uso indevido da informação de redução de casos de infectados e mortes por parte de políticos, que querem se eleger ou se reeleger como vereadores ou prefeitos, desprezando as recomendações científicas e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Foto: Andrea Rego Barros/Prefeitura do Recife/Divulgação