O Diretório Acadêmico de Enfermagem da Unifacs emitiu, uma nota de repúdio em razão de atitudes recentes adotadas pela instituição. Uma das reclamações do grupo é a falta de comunicação com alunos e o encerramento de atividades de extensão. “Antes de iniciar o isolamentos social, a Unifacs decidiu encerrar as atividades de três projetos de extensão do semestre 2020.1 sem comunicar aos que mais se prejudicam com tal decisão: os discentes do curso de enfermagem”, diz a nota.
No comunicado, o DAENF critica a atitude, ao afirmar que “o que transparece é que isso é mais uma tentativa da instituição na sua odisseia de corte de gastos em detrimento da educação”. Os alunos acusam a universidade de organizar turmas que chegavam a ter 140 discentes para três professores nas aulas remotas e, segundo eles, isso prejudicou o aprendizado. “A Unifacs resolveu aglutinar turmas dos mais variados cursos e campi da Escola de Ciências da Saúde em um mesmo componente curricular”.
A nota ainda relata inconsistências na plataforma Blackboard, utilizada desde o início das aulas remotas. As reclamações viriam tanto dos alunos, que teriam dificuldades em acessar o conteúdo das disciplinas, quanto dos professores, que supostamente encontram complicações em conseguir estabelecer contato com as turmas. “Quando os alunos procuram o canal de atendimento, não encontram soluções viáveis (quando encontram) para suas demandas”, afirma o comunicado.
Os alunos também utilizam a publicação para protestar contra a redução de carga horária dos docentes da instituição, que tiveram seus salários drasticamente reduzidos. “Professores imensamente qualificados sendo tratados com descaso”.
Foto : Divulgação