Por: João Paulo Almeida
Pelo segundo ano consecutivo a prefeitura de Salvador conquistou o primeiro lugar no ranking das capitais com maior eficiência no pagamento de despesas em 2019, segundo dados do novo boletim de finanças dos entes subnacionais, divulgado pela secretaria do tesouro e publicado pela coluna satélite do jornal correio da Bahia.
A publicação anual mede o índice de gestão fiscal dos estados e municípios a partir da analise de nove indicadores. De acordo com o tesouro, a cada R$ 1 mil reais de despesas reconhecidas, Salvador quitou 999 no mesmo exercício financeiro, resultado 28 vezes de outras capitais.
Em entrevista ao portal Bahia Econômica o secretário da fazenda Paulo souto afirmou que a pandemia trouxe muitas perdas para capital porém a prefeitura manteve seu equilibro fiscal seguro e sua capacidade de endividamento estável mesmo com uma perda gigantesca na arrecadação no semestre (Veja aqui)
“Nós estamos com nossa capacidade de endividamento estável e segura. Cerca de três por cento do orçamento da prefeitura. Nós sabemos o momento delicado e a prefeitura já apresentou um plano para recuperar a economia que terá uma resposta muito positiva num longo prazo”, disse o secretário.
Foto: divulgação