Os Centros de Referência do Estado da Bahia retomarão, gradativamente, os atendimentos presenciais, cerca de cinco meses após a suspensão em virtude da pandemia de coronavírus. Durante o período, todos os atendimentos estavam acontecendo à distância, via teleconsulta.
A proposta envolve todas as unidades (Cepred, Creasi, Cedap e Cedeba), e algumas adequações já estão sendo executadas neste mês de agosto. A partir de setembro, 30% dos atendimentos serão realizados presencialmente e 70% via teleconsulta. Já em outubro, o percentual aumenta para 50% presencial e 50% teleconsulta.
Todas as consultas, presenciais ou por teleatendimento, vão ocorrer com hora marcada. “Durante as marcações, serão realizados inquéritos epidemiológicos para averiguar a possível necessidade de atendimento presencial”, acrescenta a subsecretária estadual da Saúde, Tereza Paim.
Todos os servidores estaduais que estavam cedidos a hospitais de referência Covid-19, retornaram aos Centros, a fim de retomar as atividades que foram paralisadas. Nas unidades, o número de pessoas será reduzido, os profissionais atuarão com EPIs apropriados para atendimento clínico e os pacientes serão direcionados a seguir as medidas de prevenção contra infecção por Covid-19.
Foto: Divulgação