O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta quarta-feira (19) que a Bahia passa por uma reprogramação orçamentária devido aos efeitos da pandemia da Covid-19 no estado. Segundo o governador, as finanças estão sob controle, apesar de terem sofrido uma queda. “Eu diria que estamos reprogramando. Estamos com uma queda muito grande com relação ao que foi projetado e orçado para esse ano, uma queda gigantesca. Mas você tem que reprogramar e deixar funcionando aquilo que é essencial, que é manter policiamento, manter saúde, manter o estado funcionando, manter salários em dias”, disse.
Ainda de acordo com Rui, o governo tem feito a reprogramação de serviços que não possuem caráter emergencial, ou que corram risco de perda de contratos. “Nós estamos fazendo reuniões semanais com nossa equipe da Fazenda e do Planejamento, para realinhar o orçamento e a execução em função da arrecadação, para que não corramos risco de colapso”, afirmou.
No entanto, apesar de todo o impacto do coronavírus na Bahia, Rui afirma que o grau de segurança do estado hoje é maior que de dois ou três meses atrás. “No inicio da pandemia, como a queda no primeiro mês foi abissal, nós ficamos muito preocupados de que aquele mesmo patamar se reproduzisse nos meses seguintes. Como amenizou, e a queda continua caindo, numa proporção menor, isso possibilitou que a gente reprogramasse coisas para 202, que iriam ser feitas esse ano e isso, por enquanto, está tudo sobre controle, mesmo tendo uma queda grande comparado não só ao valor nominal de 2019, como em relação ao que foi projetado para esse ano no ponto de vista do orçamento”, completou o governador.
Foto: divulgação