O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) foi eleito o mais transparente do país. Conforme o Ranking da Transparência do Poder Judiciário, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TRE baiano ficou empatado no primeiro lugar da lista com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), com 98,56% dos requisitos cumpridos.
Em 2018, TRE-BA, Presidido pelo desembargador Jatahy Júnior, atingiu pontuação de 87,59%, ficando em segundo lugar. Em 2019, o percentual alcançado foi de 92,62 %, o que levou a Corte baiana à sétima posição.
Segundo Toffoli, o ranking é um importante instrumento para a gestão dos órgãos da Justiça, ao estimulá-los a disponibilizar informações de forma mais clara e organizada. “O objetivo último é promover a efetividade do direito à informação. É possível identificar os órgãos que vêm adotando boas práticas em relação à transparência”, acrescentou o presidente do CNJ.
Ao comentar o resultado, o presidente do TRE-BA disse que este “não é um favor que se faz à comunidade, mas sim uma obrigação de todo gestor”. “É com muita alegria que recebo esta notícia, no qual eleva o nome da Justiça Eleitoral da Bahia. Vivemos em um estado democrático de direito, no qual essa conduta deve ser realmente seguida por todos os órgãos e agentes públicos, exercendo as atividades de forma clara para conhecimento geral”, declarou.