A Câmara Municipal de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, aprovou na terça-feira (11) a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para realizar investigação no processo de licitação para implantação da rede de esgotamento sanitário da cidade na gestão do prefeito João Gualberto.
O processo é cheio de irregularidades. O então prefeito João Gualberto, abriu uma concorrência pública em 2004 para construção do sistema de esgotamento sanitário no município. A Empresa vencedora do certame foi a Enset Constuções Ltda, fundada em dezembro de 2005 por Francisco Elias da Silva Ribeiro, funcionário da Rede Hiperideal, e sócio de Gualberto desde dezembro de 2004, em uma empresa do ramo imobiliário aberta após as eleições.
A Enset foi formalmente constituída em 2005, pela esposa de Gualberto Geisy Fiedra e oito meses depois aumentou o capital social de 10 mil reais para R$ 1 milhão. O projeto com essa empresa teve 11 aditivos e somouR$ 11 milhões. Já o atual prefeito, Marcelo Oliveira, é sócio do dono da Enset em outra empresa chamada Oceano.