Diversos famosos usaram suas redes sociais para lamentarem a morte do ex-secretário de Cultura da Bahia, professor e escritor Jorge Portugal. De acordo com o G1, ele foi internado no Hospital Geral Roberto Santos, na tarde desta segunda-feira (3) e morreu por volta das 20h15, de falência cardíaca aguda.
“Jorge Portugal era meu vizinho em Santo Amaro. Eu já era adulto e ele, ainda menino. Sempre mostrou capacidade intelectual. Nas conversas santamarenses e, depois, como professor de português em Salvador. Tornou-se também um letrista de muito alto nível, principalmente em parcerias com Roberto Caribe Mendes. Chegou a ser secretário de cultura do estado da Bahia. Apresentou programas relativos a língua e cultura na TV e no rádio baianos. Uma mente e uma sensibilidade típica do Recôncavo. Tenho orgulho dele. Estamos todos com saudade do seu papo e das suas ideias”, escreveu Caetano Veloso.
“E eis que se foi mais um dos nossos grandes, Professor Jorge Portugal. A tristeza cala fundo hoje. Suas aulas na TV sempre foram uma inspiração. Tanta paixão que ele mostrava pelo saber que a gente não tinha outra opção a não ser se apaixonar também.
E ele dizia: ‘Quanto mais a gente ensina, mais aprende o que ensinou’. Obrigado Jorge, pela alegria que oferecia a cada encontro. Obrigado por também ser poeta e letrista de canções tão emblemáticas. E obrigado pelas mensagens de incentivo que você sempre me mandava. Me despeço com uma de suas canções. Bom descanso, poeta”, postou Lázaro Ramos.
Regina Casé comentou as publicações dos amigos. “Muito triste. Ele era adorável”, declarou ela.
Daniela Mercury também usou o Instagram para lamentar a perda. “Jorge Portugal era apaixonado pelas palavras. Ele ensinava recitando poesias. Ele,como eu, adorava conversar longamente. E eu adorava sua inteligência, seu lindo timbre de voz grave e seu bom humor. Ele amava a cultura baiana e sonhava com um Brasil mais igualitário. Eu tive a alegria e o prazer de gravar uma música dele! Bandidos da América que está no álbum o Canto da Cidade. Obrigada, poeta. Siga em paz!”, disse.
Foto: Instagram