O secretário de saúde de Salvador, Leo Prates, informou que a prefeitura recorreu da decisão do STF que suspendeu a instalação de leitos para Covid-19 no Hospital Salvador. “Aguardamos a situação do nosso recurso, ao eminente ministro Dias Toffoli, para abertura de mais 14 leitos no Hospital Salvador. Só aguardamos essa decisão judicial para abrir esses 14 leitos”, disse em entrevista ao jornal da Manhã, na TV Bahia, nesta sexta-feira (31).
No dia 1º de julho, a Justiça acatou um pedido da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e embargou os 24 leitos do Hospital Salvador que seriam dedicados exclusivamente para atendimento a pacientes com o novo coronavírus. O embargo ocorreu após uma ação movida pela Ufba, que alega que o tratamento de pessoas com Covid-19 na unidade coloca em risco a saúde de gestantes da Maternidade Climério de Oliveira, que está com a UTI funcionando no Hospital Salvador, temporariamente.
Quase 15 dias depois, o prefeito ACM Neto informou que a prefeitura conseguiu suspender liminar que embargava leitos para pacientes com Covid-19 na unidade, e que os novos leitos seriam instalados ainda neste mês de julho. No entanto, houve novo embargo, agora do STF, após decisão no dia 23 de julho. Na ocasião, o prefeito informou que a Procuradoria Geral do Município iria tratar do assunto.
Foto: Reginaldo Ipê/CMS