terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.1924

PORTO SUL E FIOL VÃO REPRESENTAR A REDENÇÃO DA REGIÃO SUL DA BAHIA, DIZ, PREFEITO DE ILHÉUS

Redação - 22/07/2020 13:00 - Atualizado 23/07/2020

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nas redes sociais a previsão para a entrega de parte da Ferrovia Oeste Leste (Fiol). Segundo o presidente, o 2º trecho será entregue em 2022. “A- Ferrovia de Integração Oeste-Leste/Fiol, com 485,4 km de extensão, o trecho 2, entre Caetité/BA e Barreiras/BA conectará a região produtora de grãos do oeste da Bahia ao porto de Ilhéus. Mais de 1.000 colaboradores para entregar o 2º trecho em 2022.

O prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, acredita que o complexo logístico Fiol e Porto Sul deverá ser a redenção da região cacaueira, quando estiverem totalmente implementados. Em entrevista ao Correio antes do anúncio de que as obras  seriam iniciadas, ele destacou a expectativa de uma grande movimentação econômica.  “A cidade estava em um ritmo positivo na geração de empregos, mas nossa prioridade é salvar vida, nosso comércio está fechado e não sabemos como vai ser. As obras do Porto Sul terão um efeito muito positivo não apenas para nós, mas para toda a região”, acredita. Ele acrescenta que o turismo, também importante para a economia local, foi a praticamente zero desde o início da pandemia.

Mesmo numa magnitude bem  menor que as 18 milhões de toneladas de minério de ferro que serão movimentadas anualmente quando a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul estiverem concluídos, as 800 mil toneladas que serão escoadas  pela Bamin a partir do próximo mês representam muito para a empresa. “Estamos falando de uma produção em pequena escala, mas que sinaliza algo importante demais para nós”, destaca Alexandre Aigner. Com a operação, além da geração de receita para manter o grande projeto da empresa, a Bamin terá a possibilidade de mostrar o seu minério para o mercado.

Procurada pela reportagem, a Enseada informou apenas que tem uma política de só falar sobre projetos cujos contratos já estejam assinados. “Vai gerar um volume de negócios grande para a Bahia e é estratégico para a companhia porque vai nos ajudar a demonstrar a viabilidade do negócio e a atratividade que o nosso projeto maior e mais completo terá”, destaca Alexandre Aigner.

Ordem de serviço: A ordem de serviço para o início das obras no Porto Sul, em Ilhéus, foi assinada pela Bamin no último dia 15. Esta etapa deve ter uma duração de 21 meses e receberá investimentos de R$ 188 milhões, na construção de uma ponte sobre o Rio Almada, além de acessos. Segundo a Bamin, no futuro esses acessos serão compartilhados com a população local.  Além das vias de acesso, o valor compreende ainda ações relacionadas ao cuidado com o meio ambiente e com as comunidades próximas.

O governo, parceiro da Bamin no empreendimento, segue trabalhando em processos relacionados ao licenciamento. “Este empreendimento entre o Governo do Estado e a Bahia Mineração vai possibilitar a saída dos nossos produtos (minério de ferro, grãos do oeste) e também será uma garantia para que a licitação da concessão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) possa ser realizada pelo Governo Federal”, ressalta o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.