domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0976 Dólar 5.8319

MERCADO IMOBILIÁRIO PODE TER NOVO “BOOM” APÓS A PANDEMIA, INCLUSIVE NA BAHIA

Redação - 17/07/2020 10:01 - Atualizado 17/07/2020

Embora tenha registrado quedas em abril e maio, o mercado imobiliário voltou a crescer no Brasil e já há analistas prevendo um boom no setor após a pandemia, inclusive na Bahia. No Brasil, com toda pandemia, nos cinco primeiros meses de 2020, os empréstimos destinados à aquisição e à construção de imóveis avançaram 23,2%, comparado a 2019, atingindo R$ 34 bilhões.

Na Bahia, o Feirão de Imóveis da Ademi, realizado na primeira semana de julho,  movimentou R$ 10 milhões e teve de ser prorrogado tantos foram os negócios. Especialistas dizem que há motivos para esperar um crescimento expressivo do setor. O principal deles é que taxa de juro média do financiamento imobiliário no Brasil está no menor patamar da história. Cada vez que cai ponto porcentual nos juros ocorre um desconto de 8% na parcela do financiamento.

Outro fator é que os imóveis estão relativamente baratos, uma vez que a alta de preço não acompanhou a inflação e os estoques estão reduzidos. Além disso, com a taxa Selic em baixa e a queda do rendimento dos tradicionais produtos de renda fixa, o investimento em imóvel, com retorno anual na casa de 5%, voltou a ser atrativo.

Infelizmente, na Bahia, não tem sido possível acompanhar o número de lançamentos e de vendas no mercado imobiliário, pois a Ademi – Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia suspendeu a divulgação da pesquisa mensal de lançamento e vendas.

Foto: Banco de Imagens

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.