Por: João Paulo Almeida
Uma carreata organizada por lojistas de shoppings de Salvador foi realizara na manhã desta sexta-feira (19), entre a Avenida Tancredo Neves e a Praça Municipal, onde fica localizada a sede da prefeitura da capital baiana. Segundo informações do G1, o grupo reivindica a isenção de taxas e a reabertura dos estabelecimentos comerciais, que estão fechados desde março em virtude da pandemia de coronavírus. No início da semana, o prefeito ACM Neto anunciou a prorrogação da suspensão das atividades de shoppings centers até o dia 30 de junho.
Em nota enviada ao portal Bahia Econômica, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado da Bahia Paulo Mota, explicou que a reação mostra a insatisfação dos comerciantes com as prorrogações que o prefeito tem feito com o isolamento social.
“As manifestações dos empresários e lojistas são uma clara manifestação do segmento produtivo quanto à insegurança gerada pelos poderes estadual e municipal para sobrevivência de quem produz. Não tem no campo tributário nenhuma iniciativa dos poderes executivo legislativo e judiciário que venham Sustar o irrigamento das empresas. Fica fácil o fique em casa em um país que tem o consumo como seu expoente de geração renda emprego Refém de decisões administrativas monocrática”, disse.
“As nossas reivindicações são que se faça a isenção do TFF (Taxa de Fiscalização do Funcionamento) e IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), e também que os empreendimentos voltem a funcionar. Empreendimentos maiores, de grande porte, como lojas de decoração, já estão funcionando normalmente”, disse o lojista Adelmo Filho, de 40 anos, um dos organizadores da manifestação. Segundo ele, a carreata de hoje reuniu cerca de 120 lojistas.
Foto: divulgação