O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou hoje (17), um plano de enfrentamento e atendimento a pacientes infectados ou com suspeita de coronavírus na cidade. Batizado de Salvador protege, o programa irá rastrear o caminho dos casos e bloquear a transmissão. O começo da iniciativa será imediato em 22 unidades básicas.
Os pacientes com suspeita de coronavírus serão acolhidos por agentes de saúdes e encaminhados para uma ala protegida de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Em casos menos graves, os pacientes retornarão para residência e serão monitorados a cada 48 horas por teleatendimento. Se houver algum agravamento dos sintomas, o Samu 192 irá até a residência para uma nova consulta. O monitoramento segue até que o paciente receba alta.
Além disso, será feito um trabalho de rastreamento, identificação e avaliação de todas as pessoas que tiveram contato com o doente nos últimos dois dias. O programa será implantado nas 149 UBS da capital, de forma gradativa. Alguns já contam com esse atendimento, como Alto do Coquerinho, Cajazeiras IV e V, Fazenda Grande do Retiro, Itapuã e Jardim Nova Esperança, entre outros.
O prefeito explicou que a iniciativa terá papel fundamental no combate à Covid-19, mas que continuará após a pandemia. “O programa começa a ter aplicação agora no enfrentamento do coronavírus, mas é um programa que vem para ficar como conquista permanente do nosso sistema de saúde. Talvez seja o passo mais significativo que nós vamos dar nesse trabalho de atenção básica”, disse o gestor.
Foto: Valter Pontes/Secom