A cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul, apresentou nos últimos cinco dias uma taxa de crescimento médio diário de 18% no número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Líder no avanço do novo coronavírus na Bahia, o município do extremo sul atingiu o total de 477 contaminados. É o caso mais preocupante no momento segundo o governador Rui Costa.
“É importante, portanto, que haja uma conscientização e uma mobilização da população de Teixeira de Freitas por que se isso não se reduzir a situação vai se complicar muito”, afirmou o governador Rui Costa. O gestor realizou um balanço da situação da pandemia na Bahia pelas redes sociais. Para Rui Costa, além do risco para o município, o descontrole local pode atingir as 10 cidades próximas que têm em Teixeira o seu polo regional.
O governador informou que neste sábado (13) o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, estará no município do extremo sul para adotar as últimas providências visando a abertura do hospital de campanha na segunda-feira (16), com 20 leitos de UTI. “Não adianta só abrir leitos. Vamos abri estes leitos na segunda, mas se continuar com este crescimento vai esgotar logo”, ressaltou,
Segundo o governador, outras cidades da região apresentaram resultado após as medidas de restrição de locomoção. E também no restante do estado. A capital Salvador, que já representou 66% do total de casos na Bahia, agora corresponde a 55% do geral e tem média de crescimento diário de 4%, a mesma da Bahia como um todo.
Em Itabuna, a taxa de avanço do coronavírus caiu para 3%.
Sobre o balanço estadual, Rui informou ainda que a quantidade de leitos ocupados cresce a uma taxa de 4,2%. Nos últimos 14 dias, o estado mantém uma média de 30 óbitos por dia, com poucas variações. É um patamar alto, destacou o governo, mas já mostra uma linha horizontal no gráfico que antes era ascendente.”Não vejo a hora de mostrar o gráfico começando a cair”, concluiu.
Foto: reprodução Secom/GOVBA