Um dos principais integrantes da chamada ala “ideológica” do governo, Filipe Martins foi promovido a assessor-chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (Sae) da Presidência da República pelo staff do presidente Jair Bolsonaro .
A nomeação de Martins, que foi publicada na edição desta segunda-feira do “Diário Oficial da União” e é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil Walter Braga Netto, acontece um dia após duras críticas de Olavo de Carvalho a Bolsonaro e seu governo. Martins é aluno de Olavo, que por sua vez é considerado uma espécie de guru de Bolsonaro.
Martins, que assumia antes o posto de assessor-adjunto na mesma área e é bem próximo dos filhos de Bolsonaro, é um dos principais auxiliares de Bolsonaro tendo acompanhado o presidente em diversas de suas missões ao exterior. E também faz uma defesa ferrenha do governo e de Bolsonaro nas redes sociais. Ele chegou a ser convocado a depor na CPI mista das “fake news”, que investiga a suposta disseminação de mensagens falsas durante a campanha presidencial de 2018 que elegeu Bolsonaro.
Foto: Nilton Fukuda/Estadão