Para definir uma ação conjunta de apoio para o funcionamento das feiras livres do município de Itabuna, no Litoral Sul da Bahia, gestores do Governo do Estado se reuniram, com representantes da prefeitura do município. Participaram da reunião, por meio de plataforma virtual, o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, o secretário do Planejamento (Seplan), Walter Pinheiro, o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, a superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jucimara Rodrigues, os secretários municipais de Infraestrutura e o de Sustentabilidade, Cel. Valci Serpa e Jorge Vasconcelos, respectivamente.
O município possui um número alto de casos de infectados com a Covid19 e possui três grandes feiras, com alto número de circulação de pessoas, a Central de Abastecimento e as feiras dos bairros de São Caetano e Califórnia.
Entre as ações previstas para serem implementadas na próxima semana está a desinfecção das feiras, a ser realizada pelo Corpo de Bombeiros, e a entrega de 130 barracas de feira, padronizadas em aço-zincado, com base de polietileno, encaixes de tubos de metalon, que serão entregues aos feirantes, padronizando a área de comercialização de alimentos e proporcionando melhores condições de higiene. A ação será executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR.
Também serão entregues aos feirantes álcool gel 70% e máscaras de proteção, produzidas pelos empreendimentos que foram habilitados pelo edital público da CAR. A ação já realizou a entrega também nos municípios de Ilhéus, Jequié, Itajuípe, Feira de Santana, na feira de São Joaquim, em Salvador, e conta com a parceria da Seplan e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Outra estratégia discutida na reunião, e que será implementada em Itabuna, é a entrega do kit feirante, um conjunto de equipamentos de proteção composto por avental, boné e máscara, para que, tanto o feirante quanto o consumidor, estejam protegidos. O kit faz parte da Campanha Viva a Feira, que será apresentada à sociedade na próxima segunda-feira (25), pela SDR, durante o Seminário Virtual Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia.
De acordo com o gestor da SDR, Josias Gomes, como a determinação municipal foi manter a feira livre aberta, o Governo do Estado estabeleceu essa parceria para que a feira possa acontecer de maneira ordenada, com base nos protocolos sanitários que a Secretaria de Saúde tem estabelecido: “A preocupação daqui pra frente é criar um modelo, e que essa ação em Itabuna sirva pra isso, pra que a gente possa estabelecer um modo operante para as demais feiras do estado”. No dia 1º de junho, o grupo se reunirá novamente para avaliar os resultados das intervenções.
Foto: divulgação