As medidas de regionalização implementadas pela Prefeitura como forma de conter o avanço dos casos de Covid-19 em Salvador começaram a valer hoje em Brotas e Cosme de Farias. Estas áreas vão passar, pelos próximos sete dias, por medidas restritivas mais rígidas e ações de proteção à vida em função do alto número de casos confirmados para o novo coronavírus em maio e o relaxamento dos moradores no isolamento social.
Uma dessas ações de proteção à vida é a realização de testes rápidos nas pessoas que apresentem sintomas da doença e após medição da temperatura. Nessas duas localidades, foram detectados neste primeiro dia 49 casos positivos, sendo 20 em Brotas e 29 em Cosme de Farias.
No total, somando-se os dados de hoje computados também nos bairros de Plataforma, Liberdade, Lobato e Bonfim, outros que passam por medidas regionalizadas, foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 756 testes, com 158 casos positivos.
Além dos testes rápidos, a Prefeitura oferta nessas localidades distribuição de cestas básicas a ambulantes e feirantes, entrega de máscaras, higienização de ruas, reforço no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e projeto Cras Itinerante. Não há fechamento de vias ou mudanças nas linhas de ônibus.
Todo o comércio formal e informal deve estar fechado nesses bairros, com exceção para supermercados, farmácias, agências bancárias, lotéricas, estabelecimentos que fazem delivery, cartórios, repartições públicas, clínicas veterinárias, serviços de imagem e radiologia, atendimento de tratamento contínuo (oncologia, hemoterapia, hemodiálise) e laboratórios de análise clínica.
Fotos: Bruno Concha/Secom