A Petrobras está realizando testes rápidos na Refinaria Landulpho Alves (RLAM), localizada no Recôncavo Baiano. As refinarias, térmicas e unidades de tratamento de gás da companhia em todo o país começaram a ser atendidas por meio de contratos com laboratórios ou kits de testes rápidos adquiridos pela Petrobras. As equipes serão testadas gradualmente conforme disponibilidade dos testes, priorizando os profissionais da área de saúde. A companhia já utiliza testes rápidos antes do embarque para plataformas.
Este tipo de exame detecta a presença de anticorpos no sangue e, portanto, é útil para identificar pessoas que possam estar com uma infecção ativa há alguns dias (IgM positivo), porém sem manifestação de sintomas, assim como aquelas que possam ter tido uma infecção assintomática no passado (IgG positivo).
Como funcionam os testes rápidos?
O exame é de simples realização, através da coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo com resultado em até 30 minutos. O teste rápido identifica dois tipos de anticorpos que são desenvolvidos no organismo para o combate ao vírus, as imunoglobulinas IgM e IgG. O primeiro a se formar é o IgM, que indica que a pessoa pode estar com uma infecção ativa ou ter tido uma infecção recentemente, por isso ela pode estar transmitindo o vírus e deverá ser mantida em isolamento. Na sequência, forma-se o IgG, que indica que o vírus foi combatido pela defesa natural do organismo e que a pessoa está desenvolvendo imunidade à doença, caso em que será autorizado o retorno ao trabalho.
Testes na Petrobras
Ao todo, já foram realizados mais de 12 mil testes para Covid-19 entre empregados, colaboradores de empresas prestadoras de serviços e contactantes de casos suspeitos. A companhia testa todos os colaboradores com suspeita, sendo uma das primeiras empresas brasileiras a realizar esse procedimento em larga escala. A estratégia de testagem da Petrobras segue as recomendações das autoridades sanitárias e órgãos reguladores.
Foto: divulgação