sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8331

PAULO CÉSAR PEREIO MORA NO RETIRO DOS ARTISTAS DURANTE PANDEMIA

Redação - 16/05/2020 18:16

Em seu histórico artístico, uma coleção de atuações em importantes filmes do cinema nacional desde a década de 1960. Veterano das telonas, o ator Paulo César Pereio – célebre em interpretar cafajestes em longas clássicos brasileiros – trocou São Paulo pelo Rio de Janeiro. Aos 79 anos (ele completa a oitava década de vida em outubro), mora, desde o início de 2020, no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

O ator vivia sozinho em seu apartamento na capital paulista. Por conta da idade avançada, decidiu deixar a vida solitária de lado e veio para o Rio, onde moram os filhos. O artista não acumulou fortuna na carreira. Mas, no Retiro dos Artistas, recebe os cuidados que sua condição demanda. “Meu pai morava sozinho, sempre gostou de ter a vida dele. Mas é um cara que tem diabetes e precisava de assistência. Ele passou uma temporada na casa da minha irmã, em Rio das Ostras, e, numa conversa, decidiu que seria uma solução ir para o Retiro”, conta João Velho, filho do ator com Cissa Guimarães. Pereio tem outros dois filhos.

“Meu pai não ficou rico, não deu para ele alugar um apartamento e morar sozinho no Rio, mas também não está na miséria “, acrescenta João, cujo pai passou uma temporada com cada filho, antes de fazer contato com o retiro e ocupar a vaga que existia no local, na ocasião. Ao todo, 52 artistas, de diferentes áreas, vivem no asilo. Por lá, recebem cuidados e atendimento das mais diferentes áreas, desde fisioterapia a aulas de Yoga. A casa costuma acolher artistas que passam por dificuldades financeiras ou que não possuem família.

Os filhos de Pereio mantêm contato com o pai e fazem visitas – atualmente menos frequentes, por conta da pandemia do coronavírus. “Meu pai está muito lúcido, saudável, forte e tranquilo. Está tudo bem. Ele está se cuidando. O Retiro é um lugar legal, bacana, em que muitos gostariam de estar”, afirma João. Ainda segundo o filho, o ator contribui com um valor mensal no local. O Retiro dos Artistas é mantido por campanhas e doações. O asilo, por conta da pandemia, teve que mudar a sua rotina – já que os residentes são do grupo de risco do coronavírus. Sobre o assunto, em entrevista ao EXTRA, em abril deste ano, Paulo César já havia falado sobre os cuidados

Foto: Reprodução de vídeo – Retiro dos artistas

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.