O presidente Jair Bolsonaro defendeu em uma teleconferência com empresários que é preciso “jogar pesado” com governadores como João Doria (SP), que avalia uma possibilidade de um “ bloqueio ” – ou restrição mais radical para a atividade econômica e a movimentação de pessoas – para combater o alastramento do coronavírus . Bolsonaro disse que “uma questão é guerra, é guerra”.
Em sua participação, Bolsonaro se queixou da decisão do Supremo Tribunal Federal ( STF ), que deu aos governantes e preferidos a prerrogativa de determinar sobre restrições. E acusou os governos regionais de “tentar quebrar a economia para atingir o governo”. “Então, o que parece estar acontecendo é uma questão política, tentando quebrar a economia, para atingir o governo. É isso que parece que está ocorrendo. E essa medida agora que Fabio Wanjgarten falou aqui sobre São Paulo, ameaça de ‘bloqueio’ [sic], ou seja, um apagamento total, é inimaginável ”, afirmou.
“Um homem está decidindo o futuro de São Paulo, está decidindo o futuro da economia do Brasil. Os senhores, com todo o respeito, têm que chamar ou controlar pesado, jogar pesado, porque é questão de questão, é guerra. É o Brasil que está em jogo ”, registrado Bolsonaro. Bolsonaro lembrou que há dois meses vem dizendo que há duas ondas relacionadas à covid-19. “Tem uma questão de vida e desemprego, que deve ser criada da mesma forma, com a mesma responsabilidade”, afirmou. “O que aconteceu ao longo do tempo? O Supremo escolhe que cada governador é dono do seu Estado. Hum assim decidir. Os preferidos, por sua vez, têm que manter as decisões emanadas pelos governadores e podem ainda importar medidas mais restritivas. ”
Foto: divulgação