A Bahia vai iniciar, a partir da próxima semana, a fase de testes de um software chinês, da desenvolvedora Huawei, para fazer a avaliação de tomografias de pacientes infectados pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa (PT), na noite desta quarta-feira (6), em live realizada no Instagram.
Rui explica que o teste vai ser iniciado na Policlínica de Itabuna, no sul baiano, e que deve durar sete dias. “Ontem eu me reuni com representantes da empresa [Huawei] e eles vão ceder para vermos como o software se comporta. Ele tem 98% de acerto. Se der certo, nós pretendemos ampliar para toda a Bahia”. Segundo o gestor baiano, a medida vai ser importante especialmente no acompanhamento dos profissionais de saúde que, segundo ele, tem funcionado como potenciais vetores da doença – ainda que involuntariamente.
“Daqueles que trabalham nas redes municipais e estadual e, com isso, fazer um grande rastreamento das equipes de saúde. Porque a Bahia, assim como em outros lugares do mundo, essas pessoas, sem saber, acabam transmitindo para outras, porque estão assintomáticas”, ressalta, ao considerar a instalação em pelo menos 30 tomógrafos, em caso de avaliação positiva do recurso tecnológico.
Segundo o governador, “falta pouco” para que a população baiana esteja livre: “Para isso é necessário manter os cuidados e as orientações que a gente repete todos os dias”, comenta, em referência aos cuidados de higiene e utilização de máscaras. A Bahia, que registrou hoje mais nove mortos em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus, deve receber na próxima semana os respiradores que possibilitarão a ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do estado, afirma Rui.
Por ora, já entraram em funcionamento, a partir de hoje, a UTI do Hospital do Cacau, em Ilhéus – que é isolada do resto da unidade -, e a unidade do Hospital das Clínicas de Vitória da Conquista, no sudoeste.
Foto: Fernando Vivas / Secom-BA