Em diferentes regiões do país, os shoppings centers que voltaram a funcionar depois que a pandemia de covid-19 estão tendo prejuízos e as vendas médias têm ficado até 80% inferiores às normais e com custos muitos maiores, por conta da insegurança trabalhista e dos diversos condicionantes impostos. O economista Armando Avena já havia previsto o que aconteceria em artigo publicado no jornal A Tarde no qual argumentava que o isolamento será melhor para a economia. (Veja aqui).
Na próxima segunda-feira,(04), 73 centros comerciais deverão estar abertos no País, conforme a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), mas, tudo indica, segundo reportagem do Estado de São Pauo que isso não vai pagar nem os custos das mercadoria. Em Salvador, o Prefeito ACM Neto não acatou a pressão dos empresários e ainda nãodefiniu a data de reabertura dos shoppings.
A movimentação de pessoas nos shoppings abertos no país tem sido 80% abaixo do normal, como em Santa Catarina. Como Avena tinha colocado, o consumidor está com medo de sair de casa e de gastar.
Veja aqui: O isolamento será melhor para a economia