O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou nesta segunda-feira (20) a criação de 39 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 na capital baiana. Os anúncios foram feitos durante coletiva concedida nesta manhã, na Central Municipal de Logística, em Campinas de Pirajá, onde Neto também divulgou a aquisição de 83 novos respiradores.
Segundo o prefeito, os novos leitos estão distribuídos entre o Hospital Municipal, Hospital Português, Hospital Santa Isabel e o Martagão Gesteira. No Martagão, serão dez leitos destinados exclusivamente para crianças com coronavírus.
“Nós sempre procuramos atuar em duas direções. De um lado tomar as medidas certas, agindo com precaução, promovendo todas as ações para conter a disseminação do coronavírus, para controlar o crescimento do número de casos e evitar um colapso no sistema público de saúde. A segunda ação que vem sendo preparada de maneira concomitante, que agora a gente começa a evidenciar, é a organização de novos leitos de UTI. A gente sabe que alguns esforços são necessários. De um lado, ter a estrutura física, hospitalar, preparada. Agimos com diferentes estratégias”, disse o prefeito.
A prefeitura busca ter 250 leitos de UTI à disposição em Salvador. Até o momento, segundo Neto, a gestão municipal dispõe de 195.
Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Paulo