O presidente Jair Bolsonaro discursou neste domingo (19) durante um ato em Brasília que defendia a intervenção militar no Brasil. Em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, Bolsonaro passeou em carro aberto e discursou em frente a uma multidão de militantes aglomerados que pediam o fechamento do Congresso e o retorno do Ato Institucional número 5.
“Não queremos negociar nada”, afirmou ele. “Todos no Brasil têm que entender que estão submissos à vontade do povo brasileiro” e concluiu: “Chega da velha política”
Foi a maior aglomeração provocada por Bolsonaro desde o início da adoção de medidas contra a pandemia no Brasil. Antes da fala de Bolsonaro, manifestantes gritavam “Fora, Maia”, “AI-5”, “Fecha o Congresso”, “Fecha o STF”.
O presidente fez o discurso em frente ao Quarl-General do Exército e na data em que é celebrado o Dia do Exército. Os manifestantes também pediam o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). Pouco depois, ele postou em uma rede social um trecho do discurso em que diz aos manifestantes:
“Eu estou aqui porque acredito em vocês. Vocês estão aqui porque acreditam no Brasil.” Alguns apoiadores do presidente carregavam faixas pedindo “intervenção militar já com Bolsonaro”. As faixas tinham o mesmo padrão e pareciam ter sido feitas em série.