quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8331

PEÇA ENCONTRADA NA AVENIDA 7 PODE SER URNA TUPI-GUARANI PRÉ-COLONIAL

Redação - 17/04/2020 16:45

Uma peça de cerâmica em formato oval é, provavelmente, uma urna de sepultura tupi-guarani pré-colonial. A peça tem com 80 centímetros de comprimento e 60 de largura, e foi encontrado próximo ao Relógio de São Pedro pela equipe de arqueologia que trabalha na obra de requalificação da via e da Praça Castro Alves.

De acordo com a equipe, trata-se de uma tampa e um vasilhame com um corpo sepultado. Há indícios de que o corpo seja de um homem, provavelmente um índio tupi-guarani, que pode ter vivido em Salvador entre os séculos XIV e XVI.

“O vasilhame tem decoração na parte interna, um indicativo de que foi confeccionado para um ritual de enterramento. O corpo dentro da urna também nos evidencia isso. O material que forma a cerâmica e a pintura nos trazem sinais de que é uma urna tupi-guarani. Para mim, não há dúvidas. A arqueologia ainda não tinha encontrado um vestígio material da existência desses índios. É a primeira urna pré-colonial a ser encontrada em Salvador e pode auxiliar a contar a história da presença desses indígenas aqui”, afirmou o arqueólogo coordenador da obra, Claudio Cesar de Souza e Silva.

 

(Foto: Bruno Concha/Secom PMS)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.