O BRT é um sistema moderno, em operação atualmente em 167 cidades do mundo, informou a Prefeitura de Salvador, em comunicado enviado à imprensa na tarde de hoje. No documento, a gestão municipal soteropolitana elevou o tom contra o que chamou de “fake news” e “mentiras divulgadas nas redes sociais”. De acordo com o documento, o sistema está em expansão em 55 cidades em todo o mundo, e, em outras 121, incluindo Salvador, o modal encontra-se em fase de projeto ou implantação. “Isso coloca por terra o discurso de que o BRT, que foi inventado em Curitiba e usa tecnologia 100% nacional, é ultrapassado”, prossegue o comunicado.
No material, intitulado “Desmistificando o BRT”, há a estimativa de geração de 1,5 mil empregos diretos, durante a fase de construção. O modal visa beneficiar diariamente 340 mil pessoas. “Todos os dias, utilizam o ônibus na região por onde vai passar o primeiro BRT de Salvador (avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM), através de 68 linhas em operação. Com o BRT em operação, esses passageiros levarão apenas 16 minutos para sair da Lapa e chegar à região do Iguatemi (o modal estará integrado ao metrô nas duas ‘pontas’)”.
O assunto será discutido amanhã, em evento na Câmara de Vereadores de Salvador, em sessão na Casa. O presidente da Câmara, Léo Prates, disse que iria dividir o entre governo e oposição as 70 vagas destinadas àqueles que irão acompanhar as discussões – pelo tanto de paixões que a implantação do BRT tem movido, o evento irá parecer um jogo de futebol. Sintomático em relação ao assunto é que Prates disse que iria dividir as galerias para que este não fosse um “jogo de torcida única”.
O documento ainda nega que serão cortadas 574 árvores para a construção do modal. “Em função das obras, 154 árvores e vegetais precisarão ser suprimidos. Outras 169 serão árvores e outros vegetais (a exemplo das palmeiras e coqueiros) serão transplantados para o entorno do próprio BRT. Nesse trecho da primeira fase das obras, entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, existem pouco mais de 450 árvores e outros vegetais. Ou seja, a maioria da vegetação será salva ou preservada”, afirma a Prefeitura no “Desmistificando o BRT”.
A reportagem do Bahia Econômica tem tentado de maneira insistente entrar em contato com os movimentos sociais contrários à implantação do modal, mas, até o momento, sem sucesso.