segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

PRINCIPAIS BARRAGENS DA BAHIA RECUPERAM VOLUME ÚTIL

Redação - 13/04/2020 19:48

As chuvas ocorridas nos últimos meses na Bahia promoveram a recarga de reservatórios importantes para a garantia da segurança hídrica da população baiana. Nesta segunda-feira (13), os principais reservatórios do estado estão operando com volume útil em condições satisfatórias para alimentar os mais diversos sistemas de abastecimento de água operados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresas vinculadas à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

Para o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, o aumento no volume das barragens, diante de um cenário de emergência na saúde pública, cria uma condição favorável para o abastecimento de água na Bahia, atendendo além da população em geral, que necessita de acesso a água para realizar as atividades diárias e de higienização, essenciais para o enfrentamento à pandemia do coronavírus, atende também os sistemas públicos e privados de saúde.

Maior reservatório do estado, com uma capacidade total de armazenamento de 34,11 bilhões de metros cúbicos de água, a Barragem de Sobradinho estava operando com 25% de volume útil em novembro de 2019 e agora encontra-se com 84%, podendo passar dos 90% até o fim do mês. Dessa forma, segundo a SIHS, é possível atravessar bem o restante do ano, sem restrições nos usos que dependem desse reservatório, dentre eles abastecimento humano e a agricultura irrigada, que é a principal atividade econômica ao longo desta bacia, que abriga quase 50% do território baiano.

 

 

Foto: Divulgação/SIHS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.