O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sugeriu que os bancos públicos e privados criassem um fundo emergencial para apoiar o país durante a crise causada pelo novo coronavírus. Na visão do parlamentar, isso seria um “ótimo apoio”, já que, para a sociedade, os bancos nunca participam dos momentos de crise do país e querem sempre ter lucro.
“É importante que os bancos tenham transparência e mostrem para a sociedade o que estão fazendo e que podem colaborar muito, tanto os públicos quanto os privados. Temos uma crise de liquidez em muitos setores, como hospitais médios e pequenos, as empresas aéreas e de transporte urbano, por exemplo. O setor bancário pode e deve ter um papel fundamental e deve colaborar de forma mais ativa”, afirmou Maia durante live com o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isac Sidney, nesta segunda-feira (13).
Ainda segundo Maia, as respostas às pessoas têm recebido dos bancos respostas diferentes do que é prometido. “Tem muita demanda de microcrédito, muitas pessoas no crédito consignado, tem uma demanda das empresas médias e grandes de liquidez, mas isso depende de uma negociação com o governo”, acrescentou.
Foto- Michel Jesus-Camara dos Deputados